segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lutas e Artes Marciais na Educação Física escolar:

Lutas e Artes Marciais na Educação Física escolar:
O esporte continua a ser um elemento marcante na educação física escolar, representando um número significativo do total de trabalhos do congresso. Já a dança e o circo ficaram, pelo menos neste evento, com um número bem pouco significativo de apresentações. A ginástica também teve um número pequeno de apresentações. O jogo foi o terceiro conteúdo mais citado.
    Algumas especulações poderiam ser feitas sobre esses dados, por exemplo, será que o esporte continuará sendo sempre o elemento hegemônico da Educação Física escolar? Será que a ginástica que em outros momentos (métodos ginásticos) era hegemônica está em desuso na área escolar? Será que a dança não conquistará o seu devido espaço? Todas essas perguntas são pertinente, importantes e podem ser extraídas do gráfico, porém existe um conteúdo que chama atenção: lutas e artes marciais. Conteúdo que nunca foi hegemônico na educação física escolar no Brasil, ao contrário da ginástica e do esporte, aparece acima da ginástica e se igualando com o esporte em número de apresentações.
    Neste sentido os dados indicam que este conteúdo atualmente tem recebido atenção nas publicações especificamente no cenário escolar. Este fato pode representar um crescimento para a área no geral e para o conteúdo especificamente.
    Constatando que o conteúdo Lutas e Artes Marciais passam a fazer parte da produção acadêmica voltada para o cenário escolar deve-se começar a discutir qual sua especificidade e importância dentro do ensino sistematizado. Ou seja, qual a função específica desse conteúdo para a vida das pessoas, em uma perspectiva cultural quais são os símbolos e significados que são construídos e transmitidos ao se trabalhar com o tema.

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